A prova que, de facto, aprendemos sempre qualquer coisa
Sou uma pessoa versátil, é sabido. Tenho pouca, ou nenhuma, destreza manual (excepção para as chocas), mas sou bastante conhecedora das mais variadas áreas.
Ora atentem lá e aprendam qualquer coisinha:
Seis amigos em conversa animada, após uma semana de árduo trabalho.
Nós dissertávamos sobre coisas de gaja, preocupações da humanidade e afins, eles sobre trolhice.
Ora, sucede que eu tenho um sentido bisbilhoteiro auditivo altamente apurado, estando uma das antenas ali, no mal que vai no mundo das gajas e outra na trolhice dos maridos.
Eis que capto o seguinte:
R: (cabisbaixo, derrotado)- Não sei como consertar a parede da minha dispensa... (soltando um suspiro de derrota) Tem ali umas ondas que não saem por nada... Já apliquei tudo o que sei... Não sei como vou resolver aquilo. (enfatiza a palavra aquilo, está visivelmente agastado pelo problema)
B: (colocando-lhe a mão no ombro em jeito de consolação) Tem calma, meu. Vais ver que vais resolver, tu consegues.
F: (marido aqui da je, que dos três foi o que nasceu menos abonado em habilidades manuais): Já experimentaste gesso?
R acena afirmativamente com a cabeça, beberricando mais um pouco do seu licor Beirão, quando EU lhes ensino o que se segue...
EU - Olha lá, ó R, já experimentaste gesso cartonado?
Cinco pares de olhos observam-me como se tivesse descoberto a teoria da relatividade. E, esposa de R, ainda desconsertada pelo meu vasto conhecimento na área da trolhice pergunta:
- E o que é isso?
EU (do alto da minha sabedoria) - Olha, não faço pequena ideia, mas vi no Querido Mudei a Casa! Havia lá uma parede assim torta, eles trouxeram gesso cartonado e aquilo ficou impecável! Lisinho! Muito fixe! Devem vender disso no Leroy, afinal é de lá que vêm os materiais para o programa...
Não percebi os abanares de cabeça dos homens, tendo em conta a minha fantástica ideia para resolução do problema, mas creio que estivessem em negação por desconhecerem tal produto. Os homens sofrem com estas coisas. Mexe-lhes com o ego.
Nos entretantos, o R explicou-me que gesso cartonado é igual a pladur e que o interior da casa deles é nesse material.
Pronto, também não faz mal nenhum, assim como assim, ficamos a saber que também não era solução... E já sabem, qualquer dúvida é só dizer!